Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Lab. de prat. culturais: Currículo de Ensino de Língua Estrangeira ( LET12286 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
OBJETIVOS:  Analisar a situação da cultura italiana fora da Itália;  Analisar a situação da cultura italiana no Brasil;  Conscientizar o aluno sobre questões de identidade;  Permitir que os alunos analizem e reflitam sobre políticas linguísticas voltadas para o italiano, adotadas no Brasil.

Ementa
Pesquisa das mudanças comportamentais e dos impactos culturais que possivelmente ocorrem quando da aquisição de uma língua estrangeira. Pesquisa sobre a perda ou a continuidade dos dialetos italianos existentes no Estado. A implementação da língua italiana (Convênio SEDU/Consulado da Itália/ALCIES) no circuito dos currículos das escolas do Espírito Santo. Análise de um projeto piloto no âmbito do italiano (Progetto Parlare).

Bibliografia
BERTONHA, J. F. Os italianos. São Paulo: Editora Contexto, 2005. BORTONI-RICCARDO, S.M. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Editora Contexto, 2014. MOITA LOPES, L. P.(org.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013.

Bibliografia Complementar
DARDANO, M.,TRIFONE, P. Grammatica italiana com nozioni di linguistica. Bologna: Zanichelli, 1995. JANFRANCESCO, E.; L’acquisizione dell’italiano L2 da parte di immigrati adulti. Roma: Edilingua, 2005. PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola, 2003. TORQUATO, C. P.; ROMANELLI, S.(org.). Estudos italianistas. Ensino e aprendizagem da língua     italiana no Brasil. Chapecó: Argos, 2014.
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