Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Lab. de práticas culturais: Avaliação em Língua Estrangeira ( LET12285 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
 Adquirir o empoderamento a respeito dos conceitos: 1) de interlíngua durante o aprendizado de uma língua estrangeira, 2) de erro/acerto na construção da proficiência linguística; 3) da distinção entre corrigir e atribuir nota;  Desenvolver as teorias a respeito da Docimologia em suas linhas mestras: 1) a avaliação [como? quando? por quê?]; 2) o que significa ser avaliador; 3) os estereótipos das provas; 4) as fases do diagnóstico, inventário e prognóstico do ensino-aprendizagem com foco na avaliação;  Distinguir as avaliações formativa e somativa;  Aprimorar o domínio das terminologias de avaliação: tarefa; teste, prova, quatro habilidades da aprendizagem de língua estrangeira;  Identificar os processos de ensino-aprendizagem com vistas à avaliação: cognição, memória, produção convergente, produção divergente;  Operacionalizar os prognósticos de êxito e fracasso na avaliação;  Otimizar os parâmetros de: a) resultado e feedback de avaliações feitas aos discentes e b) estratégias didáticas para as próximas avaliações.

Ementa
Análise das diferentes formas de avaliação da aquisição de uma língua estrangeira tendo em vista as quatro habilidades a serem adquiridas pelo alunado. Discussão sobre a coerência entre o foco de ensino e a avaliação. Avaliação como processo contínuo e integrado. Análise das dimensões da avaliação (somativa, formativa). Elaboração, por docentes e discentes, de instrumentos de avaliação que permitam analisar o projeto curricular da(s) escola(s).

Bibliografia
CAMARGOS, Moacyr L. Reflexões sobre avaliação em língua estrangeira- espanhol. Anais do 5º Encontro do CELSUL- Curitiba, 2003. MATTHIAE, Claudia. Valutazione scritta: parametri, griglie e soggettività. Italiano Lingua Due, nº 1, 2010. MIRANDA, Maria José. Docimologia em perspectiva. Revista da Faculdade de Educação de São Paulo. São Paulo: 1982.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura (MEC). Política Educacional. Disponível em <http://www. mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2015. _____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. CORRIAS, Vinício- Avaliações na sala de aula de língua estrangeira. Nome – Revista de Letras, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 138-50, jan.-jun. 2013. LANDSCHEERE, G. Docimologia e exames. Coimbra: Livraria Almedina, 1976. LAPKOSKI, Graziella A. de Oliveira. Avaliação de leitura em inglês como língua estrangeira no Centro de Línguas da UFPR-Celin. Curitiba, 2003.
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