Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Lab. de Prát. Cult.: Prát. de Líng. Estrang.: Produção e Recepção escrita ( LET11989 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
        Partindo do pressuposto teórico que escrever e ler são habilidades complexas, que requerem adestramento explícito, conhecimentos técnicos e procedimentais, objetiva-se levar os discentes a:  Desenvolver as habilidades linguísticas da produção e recepção escrita;  Aprimorar a construção da leitura crítica por meio da mobilização das estratégias de compreensão linguística: morfológica, fonológica, sintática, semântico-lexical;  Identificar os registros linguísticos;  Operacionalizar gêneros textuais variados (texto literário, curriculum vitae, quadrinhos, texto científico, edital, e-mail , correspondência protocolar e informal, etc.).

Ementa
Prática de produção e de compreensão escrita. As características da comunicação escrita na sala de aula e no “mundo real”. Integração da expressão escrita com as outras habilidades e competências linguísticas na produção de diferentes tipologias textuais.

Bibliografia
ANTUNES, I. Lutar com as palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. BALBONI, P. Tecniche didattiche per l´educazione linguistica. Torino: UTET Libreria, 1998. ___________. Le microlingue scientifico-professionali: natura e insegnamento. Torino: UTET Libreria, 2004.

Bibliografia Complementar
DIONÍSIO, A. P., MACHADO, A. R. E BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. FREDDI, G. Glottodidattica. Fondamenti, metodi e tecniche. Torino: UTET Libreria, 2002. PALLOTTI, G. La seconda lingua. Milano: Bompiani, 2006. PORCELLI, G. DOLCI, R. Multimedialità e insegnamenti linguistici. Modelli informatici per la scuola. Torino: UTET Libreria, 2003. PORCELLI, G. Principi di glottodidattica. Brescia: La Scuola, 1994.
Carregando...