Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LITERÁRIOS ( LET09561 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
• Orientar o aluno na produção de pesquisa acadêmica em estudos literários. • Apresentar os fundamentos do projeto de pesquisa voltado para a execução de um trabalho acadêmico ligado ao ensino das Literaturas de Língua Portuguesa. • Orientar o aluno na leitura teórica e crítica sobre o assunto escolhido e na produção de conhecimentos que resultem num projeto de pesquisa visando à elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso sobre Literaturas de Língua Portuguesa e sua relação com o ensino.

Ementa
Prática de pesquisa em Teoria da Literatura/Literaturas de Língua Portuguesa. Elaboração de projeto de pesquisa.

Bibliografia
GUIA para normalização de referências: NBR 6023:2002. 2. ed. Vitória: UFES/Sistema de Bibliotecas,2002. MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. ampliada. Brasília:Líber, 2006. NORMALIZAÇÃO e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos: Guia para alunos, professores e pesquisadores. 6. ed. Vitória: Ufes, 2002.

Bibliografia Complementar
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994. JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. 4. ed. revisada. Campinas:Alínea, 2011. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992. MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo:Parábola, 2005. PERRONE-MOISÉS, Leyla. Consideração intempestiva sobre o ensino da literatura. In: ______. Inútil poesia e outros ensaios breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 345-351.
Carregando...