Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação do Campo ( SEA15038 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer o conteúdo programático da disciplina através dos materiais bibliográficos, de depoimento de especialistas, militantes, de trabalho de campo, de exposições e de objetos e outros elementos representativos de diferentes culturas.   Formular um discurso da educação do campo e a diversidade considerando os conceitos estudados e construídos no desenvolver da disciplina.

Ementa
Experiências escolares e não escolares de fomento à educação do campo na perspectiva da diversidade, explorando currículos e metodologias produzidas a partir das práticas pedagógicas. Os sujeitos do campo e suas especificidades étnicas, culturais, politicas e geracionais. Especificidades da educação dos diferentes povos do campo. 

Bibliografia
CALDART, R.S. Pedagogia do movimento sem terra. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.   CAMINI, I. Escola itinerante: na fronteira de uma escola nova. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 169-264.  MUNARIM, A. (Org.). Educação do campo: políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis, SC: Insular, 2011. 192 p. ISBN 9788574745541 (broch.).

Bibliografia Complementar
AMARAL, D.M. Mulheres da reforma agrária na educação: os significados de ser pedagoga da terra. 2014. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. p.119-128.  Bergamaschi, M. A; MEDEIROS, J. S. História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang. Rev. Bras. Hist., 2010, vol.30, no.60, p.55-75. ISSN 0102-0188. CALDART, R. S.; PALUDO, C.; DOLL, J. (org) Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília, PRONERA: NEAD, 2006.   MARTINS, J.S. Os camponeses e a política no Brasil. As lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 21-50   NASCIMENTO, O. S. Educação escolar quilombola: memória, vivência e saberes das comunidades quilombolas do Sapê do Norte, Escola de São Jorge. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.
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