Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação de Jovens e Adultos ( SEA15035 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender o papel social, político e cultural da educação de jovens e adultos no contexto atual; Conhecer e analisar as políticas públicas no âmbito da educação de jovens e adultos; Conhecer e problematizar os processos de ensino-aprendizagem e as alternativas metodológicas na educação de jovens e adultos.

Ementa
Aspectos históricos da EJA. O contexto atual e as características das relações entre trabalho e educação no mundo atual: um novo contexto: a nova importância da EJA; novas tarefas da EJA na América Latina e no Brasil; análise quantitativa: os números da EJA no Brasil; a questão do analfabetismo no Brasil. Propostas e projetos no Brasil: políticas federais, estaduais e municipais; a atuação das ONGs e dos empresários. Perspectivas e alternativas.

Bibliografia
SOARES, L. (Org.). Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003. 141, [3] p. VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; CHICON, J. F. (Org.). A Educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios. Vitória, ES: EDUFES, 2010. 366 p. VÓVIO, C. L.; IRELAND, T. D. (Org.). Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília, DF: UNESCO; MEC, 2008. 361 p.

Bibliografia Complementar
ALFABETIZAÇÃO de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília, DF: UNESCO, 2008. 212 p. BARCELOS, V. H. L. Avaliação na educação de jovens e adultos: uma proposta solidária e cooperativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 167 p. LAFFIN, M. H. L. F. A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2013. 248 p. OLIVEIRA, E. C.; PINTO, A. H.; FERREIRA, M. J. R. Eja e educação profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. Brasília, DF: Liber Livro, 2012. 375 p. REIS, R. H. A constituição do ser humano: amor-poder-saber na educação/alfabetização de jovens e adultos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. 260 p.
Carregando...