Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Biologia e Saúde ( SEA15034 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Geral Entender os principais ciclos de vida e formas de contágio das principais doenças que afetam o ser humano na atualidade.   Específicos - Reconhecer os principais agentes causadores de doenças no ser humano; - Propor atividades relacionadas à Biologia e Saúde para aplicação no cotidiano escolar; - Compreender as principais formas de evitar o contágio das principais doenças que afetam o ser humano; - Promover debates acerca da abordagem do tema em questão nos livros didáticos de Ciências e de Biologia; - Elaborar atividades lúdicas relacionas à temática para o trabalho em sala de aula. 

Ementa
Noções de higiene e prevenção a doenças. Doenças parasitárias e não parasitárias. Tratamento de água e esgoto. Infecções sexualmente transmissíveis. Doenças na era moderna (do trabalho e do envelhecimento). Prática de ensino em Biologia e Saúde. Elaboração, execução de experimentos e formas de abordagem e desenvolvimento de temas relativos aos conteúdos de Saúde. Análise e avaliação da abordagem da temática em questão em livros didáticos de Ciências e de Biologia.

Bibliografia
BERNE, R.M., LEVY, M.N. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. COHEN, B., WOOD, D.L. O corpo humano na saúde e na doença. São Paulo: Manole, 2002. GUYTON, A.C., HALL, J.C. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. NARDI, R. Questões atuais no ensino de ciências. Ed. Escrituras, São Paulo, 1998. NEVES, D.P. et al. Parasitologia humana. 11ª edição. Belo Horizonte: Editora Atheneu, 2005. 494p. OLIVEIRA, D.L. de (org.). Ciências nas salas de aula. Ed. Mediação, Porto Alegre, 1997. REY, L. Bases da parasitologia médica. 2ªedição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 424p. WISSMANN, H. Didática das ciências Naturais: contribuições e reflexões. Ed. Artmed, Porto Alegre, 1998

Bibliografia Complementar
BERENGUER, J.G. Manual de parasitologia : morfologia e biologia dos parasitos de interesse sanitário. Editora Chapecó, 2006, 602p. BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Centro Nacional de Epidemiologia. Guia de vigilância epidemiológica. Brasília, DF, 2000. 306 p. (disponível em http://portal.saude.gov.br). CARVALHO, L. M. Para que ensinar Ciências no mundo contemporâneo?  Atas do I Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências.  Campinas, 1997. In: CUNHA, C. A .L. e AMORIM, A. C. R. (editores).  Campinas-SP : UNICAMP,  1998. p. 29-47. CIMERMAN, B; Franco, M. Atlas de parasitologia, artrópodes, protozoários e helmintos. Editora Atheneu. São Paulo, 2007, 105p. CURI, R., PROCOPIO, J.; FERNANDES, L.C. Praticando Fisiologia. São Paulo: Editora Manole, 2005 HILIPPI JUNIOR, A. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um ambiente sustentável. Barueri,SP:Manole,2005.842p. PRETTO, Nelson de Luca.  A ciência nos livros didáticos.  Campinas : Ed. UNICAMP, 1995
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