Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação Ambiental ( SEA15030 )
Unidade:
Núcleo de Educação Aberta e a Distancia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer o histórico e discutir os conceitos de natureza e seus papéis na Educação Ambiental visando o desenvolvimento sustentável; Analisar os temas envolvendo degradação ambiental e discussão sobre educação e ação ambiental no Brasil e no mundo; Discutir as práticas pedagógicas parar tornar as ações governamentais e a contribuição dos cidadãos e da sociedade mais efetivas no combate aos impactos socioambientais; Discutir o Meio ambiente e Sociedade visando o Desenvolvimento Sustentável: noções de economia ecológica; Discutir a base legal e institucional para meio ambiente, especialmente a legislação que envolve a Educação Ambiental. Desenvolvimento de atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão. 

Ementa
Meio ambiente e Sociedade. Desenvolvimento Sustentável. Histórico da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo. Conceitos sobre educação ambiental e noções do papel da Educação ambiental na construção da sustentabilidade, tal como na reciclagem. Políticas de Educação Ambiental Estadual, Nacional e Internacional. As legislações ambientais e sobre Educação ambiental estadual e nacional. Desenvolvimento de projetos em espaços formais e não formais. Mudança de hábitos de consumo e de produção. A importância da educação ambiental na construção da responsabilidade socioambiental do cidadão. A Agenda 21 e a mobilização para a ação. Um percentual de 16,7% da disciplina (10 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária. 

Bibliografia
CZAPSKI, Silvia.  A implantação da educação ambiental no Brasil.  Brasília: MEC, Coordenação de Educação Ambiental, 1998. 166p. DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Gaia, 2006. 224 p. Ricklefs, R. E. A Economia Da Natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 546 p.

Bibliografia Complementar
BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. DIRETORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.; SILVA, Fábio Deboni. Centros de educação ambiental no Brasil: manual de orientação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. 25 p. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.  O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável:  mulheres e tendências atuais e futuras do consumo no Brasil : principais resultados. Rio de Janeiro, RJ: Publit, 2012. 89p.  COSTA, Larissa Barbosa da.; TRAJBER, Rachel.  Avaliando a educação ambiental no Brasil:  materiais audiovisuais. São Paulo: Ed. Fundação Peirópolis: Instituto Ecoar para a Cidadania, 2001. 156 p. LEITE, Ana Lúcia Tostes de Aquino.; MININNI-MEDINA, Naná. Educação ambiental: curso básico a distância. 2. ed. ampl. Brasília, DF: MMA, 2001. 6v. MEC. Evolução histórica da Educação Ambiental. Brasília, 2005, 61 P.
Carregando...