Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Biologia ( SEA15033 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
8

Objetivos
Atuar na docência de forma crítica e fundamentada sobre as práticas escolares; Planejar, organizar, executar e avaliar atividades diversificadas e contextualizadas no ensino de Biologia, empregando os diversos recursos didáticos disponíveis na escola, valorizando o contexto sócio-cultural dos alunos e da comunidade

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem no Ensino Médio. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo; seleção e organização de conteúdos, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos.

Bibliografia
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.;PERNAMBUCO, M.M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3ed. São Paulo: Cortez, 2009. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes. 2010.

Bibliografia Complementar
AGUIAR JR., O. A ação do professor em sala de aula: identificando desafíos contemporâneos à prática docente. In: CUNHA, A.O. (org.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte. Autêntica. 2010. DEMO, P.  Pesquisa: Princípio científico e Educativo. São Paulo. Cortez. 1989. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2ª Ed. Campinas, SP. Autores Associados. 1997. MILLAR, R. Um currículo de ciências voltado para a compreensão por todos. Ensaio. v.5. n. 2. 2003. pp 7-91. NÓVOA, António. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de educación, 2009, 350: 203-218.
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