Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práticas Pedagógicas V ( SEA15024 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
80
Número de Créditos:
2

Objetivos
Promover reflexões sobre temas relacionados à avaliação, com auxílio do professor coordenador da disciplina; Desenvolver habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento e execução de atividades práticas acadêmicas de cunho científico-culturais; Incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas, dentro e fora da sala de aula, contribuindo para a sua formação humana e profissional, sendo consideradas práticas pedagógicas: atividades interventivas em sala de aula; atividades na forma de seminários, minicursos e oficinas sobre temas específicos de área de biologia, que podem estar voltados para alunos e comunidade escolar ou, ainda, grupos de educação não-formal; estudos de caso, como projetos de investigação do processo ensino-aprendizagem e suas especificidades, na busca de compreender possíveis fragilidades do processo, contribuindo com sugestões e soluções de problemas; e atividades de monitoria, com acompanhamento do trabalho de educadores em grupos de ensino fundamental e médio.

Ementa
Construção de instrumentos de avaliação. O caráter multidimensional da avaliação: dimensões da avaliação, aspectos metodológicos. Análise de resultados. Avaliação externa: SAEB, ENEM e ENC.

Bibliografia
GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. Avaliação da aprendizagem na educação à distância na perspectiva comunicacional. Cruz das Almas, BA: Ed. da UFRB, 2013. 179 p.  LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª. ed. – São Paulo: Cortez, 2011. OLIVEIRA, Edna Guiomar Salgado; ALMEIDA, Natália Araújo de. Instrumentos metodológicos para avaliação: uma experiência exitosa no Ensino Médio na disciplina de Biologia. Revista Educação, Escola e Sociedade. Montes Claros, v. 5, n.1, p. 70-91, jan/jul-2017.

Bibliografia Complementar
DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002. DOMINGUES, Anna Maria Pessoa Carvalho; (Orgs.). Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002. MENDES SOBRINHO, J. A. C. (Org.). Práticas pedagógicas em ciências naturais: abordagens na escola fundamental. Teresina, PI: EDUFPI, 2008. 205 p. PIMENTA, Maria Alzira; PIMENTA, Sônia de Almeida (Org.). Avaliação em perspectiva:   da concepção à ação. Campinas, SP: Alínea, 2014. 239 p
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