Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação das Relações Étnico-Raciais ( SEA15023 )
Unidade:
Núcleo de Educação Aberta e a Distancia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
 Analisar a produção social e histórica do racismo na educação brasileira.          Conhecer o processo histórico de educação da população negra no Brasil.           Examinar o conceito de raça social como categoria de análise na educação.          Desconstruir estereótipos e estigmas produzidos contra o negro na educação brasileira. Desenvolvimento de atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão. 

Ementa
Relações étnico-raciais e políticas afirmativas no contexto brasileiro. Relações étnico-raciais, identidade e gênero na educação brasileira. Escola, currículo e a questão étnico-racial na educação básica. A formação de profissionais da educação para a diversidade étnico-racial. Raízes históricas e sociológicas da discriminação contra o negro na educação brasileira. Um percentual de 16,7% da disciplina (10 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
SANTOS CORREA; RODRIGUES, Alexsandro; SISS, Ahyas. Africanidades: produções identitárias e políticas culturais. Vitória: Edufes, 2013. BAZÍLIO, Luís Cavalieri;  KRAMER, Sônia. Infância. Educação e Direitos Humanos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.  MOORE, Carlos. Racismo Sociedade: Novas Bases epistemológicas para entender o racismo. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, (2005). Brasília: MEC/Secad.  CAVALLEIRO, Elaine dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. EPEIA - Dossiê Mulheres Negras. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/dossie_mulheres_negrasipea.pdf.    FELICE, Renísia Cristina Garcia. Raça e classe na gestão da educação básica brasileira: a cultura na implementação de políticas públicas. Campinas, SP: Autores Associados. 2011.   FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 1974.  GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, nº.1, jan./jun. 2003. p. 167-182.
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