Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais no Ensino de Ciências e Biologia ( SEA15022 )
Unidade:
Núcleo de Educação Aberta e a Distancia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
80
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender o ensino de Biologia e das ciências na perspectiva humana; Desenvolvimento de atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão. 

Ementa
Análise e vivência de práticas de ensino visando à integração, através de projetos de ensino interdisciplinares, de conhecimentos da área específica de ensino com os conhecimentos pedagógicos, na perspectiva da dimensão humana, cultural, social, política e econômica da educação. Um percentual de 16,7% da disciplina (10 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária. 

Bibliografia
COUTINHO, Francisco Ângelo; MORTIMER, Eduardo Fleury; EL-HANI, CharbelNiño. Construção de um perfil para o conceito biológico de vida. Investigações em Ensino de Ciências, V 12 (1): 115-137, 2007. DAMÁSIO, Felipe; PEDUZZI, Luiz O. Q. A coerência e complementariedade entre a teoria da aprendizagem significativa crítica e a epistemologia de P. Feyerabend.Investigações em Ensino de Ciências, V 20 (3): 61-83, 2015. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

Bibliografia Complementar
BARRA, V. M.; LOREZ. K. M. Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil, período de 1950 e 1980. Ciência e Cultura, 38 (12), 1986. KRASILCHIK. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008 LEFF, E. Racionalidade Ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.  _______. Epistemologia Ambiental. 2ed. São Paulo: Cortez, 2002. PRETTO, Nelson De Luca. A ciência nos livros didáticos. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp; Bahia: Universidade Federal da Bahia, 2005.
Carregando...