Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas como Componente Curricular IV ( SEA15018 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
80
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer especificidades da organização dos estudos acadêmicos; Conhece as estruturas universitárias voltadas para estudos e pesquisas; Compreender o processo de desenvolvimento de um projeto de pesquisa e de extensão; Desenvolver cultura de estudos em plataformas digitais; Compreender elementos da comunicação acadêmica; Dominar normas técnicas e procedimentos de elaboração de textos acadêmicos; Reconhecer fontes estatísticas, documentais e acervos digitais; Tratar dados e informações usuais nos estudos da área de ciências naturais.

Ementa
As especificidades da organização dos estudos acadêmicos. Estruturas universitárias de estudo e pesquisa. Comunicação acadêmica. Leitura e interpretação de textos acadêmicos: fichamento, resenha, resumo, revisão de literatura. Normas técnicas de referenciação bibliográfica, citações textuais, apud, paráfrases. Elementos formais de projeto de pesquisa/ensino e de trabalhos acadêmicos. Fontes de informação. Atividade de Pesquisa e extensão: Elaboração de projeto de ensino e/ou pesquisa.  Docência, pesquisa e projetos de ensino (parte II). A atividade de pesquisa na educação nível médio.

Bibliografia
ALTET, M. Análise das práticas dos professores das situações pedagógicas. Porto: Ed. Porto, 2000. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. Metodologia de ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1994. DIAZ BORDENAVE, J. E.; PEREIRA, A. M. Estratégias do ensino-aprendizagem. 12. ed. -. Petropolis: Vozes, 1991. 312p.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC / SEF, 1997. DELICOICOV, D.  et al. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1987. MENDES SOBRINHO, J. A. C. (Org.). Práticas pedagógicas em ciências naturais: abordagens na escola fundamental. Teresina, PI: EDUFPI, 2008. 205 p. SILVA, J. L.; TUNDISI, J. G. Projeto de Ciência para o Brasil. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018.
Carregando...