Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práticas como Componente Curricular I ( SEA14999 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
80
Número de Créditos:
2

Objetivos
Promover reflexões sobre temas relacionados à formação docente, com auxílio do professor coordenador da disciplina; Desenvolver habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento e execução de atividades práticas acadêmicas de cunho científico-culturais; Incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas, dentro e fora da sala de aula, contribuindo para a sua formação humana e profissional, sendo consideradas práticas pedagógicas: atividades interventivas em sala de aula; atividades na forma de seminários, minicursos e oficinas sobre temas específicos da área de biologia, que podem estar voltados para alunos e comunidade escolar ou, ainda, grupos de educação não-formal; estudos de caso, como projetos de investigação do processo ensino-aprendizagem e suas especificidades, na busca de compreender possíveis fragilidades do processo, contribuindo com sugestões e soluções de problemas; e atividades de monitoria, com acompanhamento do trabalho de educadores em grupos de ensino fundamental e médio; Incentivar o registro de práticas exitosas que auxiliem no desenvolvimento do saber-fazer docente.

Ementa
A relação teoria-prática: desafios da disciplina e da formação docente. Competências e desempenho docente; o processo de reflexão na ação; estratégia de aprendizagem: pesquisas sobre o saber-fazer docente. O cotidiano das escolas do ensino fundamental e médio. Atividade de Pesquisa: Investigação acerca do saber-fazer docente. Atividade de Extensão: Registro de experiências de ensino na área de ciências naturais.

Bibliografia
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: MEC/CNE, 2001. PERRAUDEAU , M. As estratégias de aprendizagem. Como acompanhar os alunos na aquisição de conhecimentos. Editora:   Instituto Piaget (Brasil). 2013. 279p.  TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.  

Bibliografia Complementar
DELIZOICOV D; ANGOTTI J.A; PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos – Coleção Docência em Formação, Ed Cortez, São Paulo, 2002. MACEDO, E. Currículo e competência. In: LOPES, A.; MACEDO, E. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP& A, 2002. p. 115-143. NASSIF, V. M. J., Hanashiro, D. M. M., & Torres, R. R. (2010). Fatores que influenciam na percepção das competências para o exercício da docência. Revista Brasileira de Educação, 15(44), 364-379. RUAS, R. Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional. Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 242-269. 2001. SANTOS, P.S.M.B. dos. As Dimensões do Planejamento Educacional. O que os Educadores Precisam Saber,  Editora: Cengage; Edição: 1ª 2016. 152p.
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