Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ( SEA14996 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Conhecer a Psicologia como ciência em suas interfaces com a Educação. - Conhecer as principais concepções de desenvolvimento e aprendizagem. - Refletir sobre a relação professor-aluno, a partir das diferentes concepções de aprendizagem. - Discutir questões atuais no campo da educação, tais como os problemas de aprendizagem e a medicalização da educação.

Ementa
Introdução à Psicologia como ciência: breve histórico e pressupostos epistemológicos. Concepções de aprendizagem e desenvolvimento e suas relações com os processos educacionais de crianças e adolescentes. Questões atuais no cotidiano escolar: problemas de aprendizagem e medicalização da educação.

Bibliografia
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TRASSI, Maria de Lourdes.  Psicologias:  uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús (Org.).  Desenvolvimento psicológico e educação.  2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. DELL'AGLIO, Débora Dalbosco; KOLLER, Silvia Helena (Org.).  Adolescência e juventude:  vulnerabilidade e contextos de proteção. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2011.

Bibliografia Complementar
·         CUNHA, Marcus Vinícius da. Psicologia da Educação . Rio de Janeiro: DP&A, 2002   ·         DESSEN, Maria Auxiliadora da Silva Campos; MACIEL, Diva Albuquerque (Org.).  A Ciência do desenvolvimento humano:  desafios para a psicologia e a educação. Curitiba, PR: Juruá, 2014.   ·         FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e Trabalho Pedagógico . São Paulo:Atual, 1997. ·         REGO, Teresa Cristina.  Vygotsky:  uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 139 p. ·         PIAGET, Jean.  Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança.  Rio de Janeiro: Wak, 2014. 354 p.      
Carregando...