Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação à distância ( SEA14993 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender os papéis dos atores envolvidos na aprendizagem em rede. Compreender o uso dos espaços e a temporalidade da EAD. Compreender o uso das ferramentas disponibilizadas pela Moodle.

Ementa
O ensino e a aprendizagem na modalidade EAD. A estrutura da Rede em EAD e as ferramentas de utilização através da tecnologia da informação; a orientação em EAD; utilização e produção de materiais didáticos. Introdução à informática e às ferramentas tecnológicas do ensino à distância. Pesquisa no ciberespaço. Instrumental de navegação e produção no ambiente digital.

Bibliografia
BEHAR, Patrícia Alejandra (Org.). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. FIDALGO, Fernando S. R.; CORRADI, W.; FAVACHO, A. P.; ARRUDA, E. P. (Org.). Educação a distância: meios, atores e processos. 1. ed. Belo Horizonte: CAED, 2013  MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. A educação à distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007. 

Bibliografia Complementar
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007. LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Org.). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.  NEVADO. R. A.; CARVALHO, M. J. S.; MENEZES, C. S. (Org.). Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.  PAIVA, Fernanda Simone Lopes de; NAME, Jo. Atos de Coragem: ser tutor EAD. 2012.  VAGO, Tarcisio Mauro; PAIVA,   Fernanda Simone Lopes de. Escritas de Coragem: experiências de tutoras do Pró-Licenciatura Educação Física da Ufes. Vitória: Ufes, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
Carregando...