Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Gestão Escolar I ( ECH13795 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
GERAL: Analisar as políticas de gestão da educação no Brasil e no Espírito Santo, relacionando-as aos conceitos de estado, política sociedade e educação; ESPECÍFICOS: 1. Identificar a natureza, os objetivos e a estrutura do ensino nas modalidades da educação básica; 2. Compreender os aspectos financeiros que interferem na educação brasileira hoje; 3. Expressar pontos de vista próprios e elaborar propostas alternativas numa visão crítica da gestão educacional; 4. Compreender as concepções, as tendências, os problemas e as propostas educacionais no âmbito da gestão educacional.

Ementa
A educação brasileira e a ordem política e constitucional; Políticas educacionais e políticas públicas; organização dos sistemas de ensino: níveis e modalidades; Direito à educação e legislação educacional; Financiamento da Educação; críticas e perspectivas das atuais políticas públicas voltadas para a educação. Políticas públicas etnico-raciais e indígenas.

Bibliografia
1. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, Senado Federal, Imprensa Oficial do Estado, 1997. 2. SAVIANI, D. A nova lei da educação: LDB, trajetória, limites e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 2000. 3. MACHADO, L. M. (orgs.). Nova LDB: trajetória para a cidadania? São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

Bibliografia Complementar
1.    1. REIS, C. dos. A Educação e a Ilusão Liberal. São Paulo: Cortez, 1989. 2.    2. BUFFA, E. Ideologias em conflito: escola pública e escola privada. São Paulo: Cortez, 1979. 3.    3. CUNHA, L. A.; GÓES, M. de. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. 4.    4. CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1991. 5.    5. LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. São Paulo: Alternativa, 2001.
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