Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática Pedagógica ( ECH13784 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
1. Normatizar e qualificar o trabalho de Conclusão de Curso (TCC); 2. Explorar os elementos construtivos de um projeto de pesquisa; 3. Identificar e discutir acerca dos diferentes tipos de pesquisa; 4. Delimitar o problema de pesquisa; 5. Optar pela metodologia empregada na pesquisa; 6. Coletar dados e apresentar os resultados iniciais.

Ementa
Relação entre ensino, pesquisa, formação do professor e prática pedagógica.. Análise crítica da ação docente e o papel do professor pesquisador. Produção e socialização do conhecimento. Tipificação de Pesquisas e seus elementos constitutivos.

Bibliografia
1. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos Teóricos e Metodológicos. Campinas/SP: Autores Associados, 2006. 2. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1993. 3. TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Bibliografia Complementar
1. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 2. MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, L.G. Metodologia da Pesquisa para o Professor Pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 3. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. Ed. ver. ampl. São Paulo: Cortez, 2002. 4. Universidade Federal do Espírito Santo. Biblioteca Central. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos. 2. ed. Vitória, ES : EDUFES, 2015. 5. ______. ______. Normalização de referências: NBR 6023:2002. Vitória, ES: EDUFES, 2015.
Carregando...