Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação e Inclusão ( ECH13777 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
1. Identificar a importância do respeito e de ações afirmativas em prol da diversidade humana na formação do Educador e na prática educativa; 2. Analisar a perspectiva da educação inclusiva; 3. Caracterizar as deficiências do público alvo da Educação Especial; 4. Analisar a legislação em Educação Especial; 5. Identificar  o processo de escolarização do aluno com deficiência na perspectiva da Educação Inclusiva.

Ementa
Diferentes abordagens sobre Educação e diversidade. A diversidade humana e as relações etnicorraciais, culturais e ambientais. Perspectivas da dimensão histórico-sócio-político-culturais, psicossociais e filosóficas. Legislação e políticas públicas em Educação Inclusiva, Educação Especial e Educação Bilíngue para surdos no Brasil e no Espírito Santo: os sujeitos da educação. O cotidiano educacional, o contexto escolar, a diversidade e a diferença.

Bibliografia
1. AQUINO, J. G. (Org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. 2ª ed. São Paulo : Summus Editorial, 1998. 2. JANUZZI, Gilberta. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. 3. MAZZOTTA, Marcos J. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

Bibliografia Complementar
1. ALCUDIA, Rosa ET AL. Atenção à diversidade.Tradução de Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2002. 2. ANDRÉ, Marl Eliza (Org). Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas/SP: Papirus, 1999. 3. LODI, Ana Claudia. Educação Bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.262/05. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n.1, p. 49-63, jan./mar. 2013. 4. MANTOAN, M. T. E. (Org.) O desafio das diferenças nas escolas. São Paulo: Vozes, 2011. 5. ROSALBA, Kamille Vaz; GARCIA, Maria Cardoso. O professor de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: reflexões acerca da articulação entre o modelo de professor e o projeto de escola. XI ANPED SUL - Reunião Científica Regional da ANPED: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 24 a 27 de julho de 2016. UFPR - Curitiba- PR
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