Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Técnicas para análise de livros didáticos ( ECH13776 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
1. Explorar diferentes técnicas para análise de livros didáticos de matemática dos ensinos Fundamental e Médio, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação; 2. Analisar a utilização do livro didático e o equilíbrio entre conteúdo e exercício; 3. Discultir acerca da organização de um livro didático em diferentes reformas educacionais.

Ementa
Livro didático e conhecimento histórico. Política, Cultura e difusão do Livro didático de Matemática. Plano Nacional do Livro Didático/PNLD de Matemática. Análise de livros didáticos de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e Médio.

Bibliografia
1. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de doutorado. USP, 1993. 2. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de livros didáticos: PNLD 20__: matemática: Ensino fundamental/Anos Finais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 20__. 3. Guia de livros didáticos: PNLD 20__: matemática: ensino médio. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 20__.

Bibliografia Complementar
1. DASSIE, Bruno Alves; BAPTISTA, Walter Lima Brandão. Orientar para usar o livro didático e usar o livro didático para orientar: uma análise do “Sistema de Notas” de Jacomo Stávale. In: 2. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SALANDIM, Maria Ednéia Martins (Org.). Livros, leis, leituras e leitores: exercícios de interpretação para a história da educação matemática, 1. Ed. Curitiba: Appris, 2014. 3. HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. São Paulo : Edusp, 2.ed., rev. e ampl., 2005. 4. LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores?: Política para a cultura/Política para o livro. São Paulo: Summus, 2004. 5. MIORIM, Maria Ângela. Divulgando livros didáticos de matemática: revistas de editoras brasileiras nas décadas de 1950 a 1970. In: Pesquisas históricas em jornais e revistas: produções do HIFEM. BRITO, Arlete de Jesus; FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos; MIORIM, Maria Ângela (ORG). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014 (Coleção história da matemática para professores). 6. REIMÃO, Sandra. Ditadura militar e censura a livros: Brasil (1964-1985). In: BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia (Org). Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
Carregando...