Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( ECH13770 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Analisar a atividade docente de aprendente e ensinante a partir de referenciais teóricos e práticos do processo pedagógico e social; 2. Refletir criticamente, interpretar e posicionar-se em relação às diferentes abordagens didáticas; 3. Buscar e dialogar sobre os saberes docentes, sobre as posturas didáticas e o comprometimento político-pedagógico na elaboração de projetos, planejamento e planos de ensino, compreendendo a prática pedagógica como prática social; 4. Relacionar e aplicar os processos comunicacionais desenvolvidos no ato Didático; 5. Conscientizar-se da necessidade de coerência numa postura pessoal e da responsabilidade no processo educacional para desenvolver uma ação social transformadora; 6. Compreender as relações existentes entre a teoria e a prática pedagógica; 7. Compreender os processos, as técnicas e os recursos de modo a propor, executar e avaliar o ensino; 8. Situar a escola e o processo de ensino e aprendizagem no contexto do desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação; 9. Compreender a importância do papel do professor pesquisador e os reflexos no saber didático.

Ementa
Especificidade da Didática (conceito, objeto, campo e método). Principais matrizes teóricas do pensamento pedagógico contemporâneo e suas relações com os processos de ensino e aprendizagem. A relação professor/aluno, mediada pelo currículo. O método didático: sujeitos, procedimentos e instrumentos: a natureza qualitativa do conceito de método: o método em função dos objetivos operacionais; metodologia didática e objeto do processo operatório.

Bibliografia
1. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (Org.). Alternativas no ensino de didática. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013 2. CANDAU, Vera Maria (Org.). A Didática em questão. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 3. MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

Bibliografia Complementar
1. CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 2. FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática: embates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. 3. FREINET, Célestin. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 4. PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1993. 5. VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem: (texto integral, traduzido do russo pensamento e linguagem). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Carregando...