Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Educação ( ECH13754 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
GERAL: Proporcionar a discussão crítica sobre as principais teorias da psicologia aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem e a educação escolar. ESPECÍFICOS: 1. Conhecer as principais teorias dessa área do conhecimento, a fim de analisar as diferenças e divergências entre as correntes da Psicologia da Educação; 2. Compreender os princípios e pressupostos que fundamentam os modelos de desenvolvimento e de ensino-aprendizagem delas decorrentes; 3. Refletir sobre temas contemporâneos do campo da educação à luz das teorias da psicologia estudadas.

Ementa
Conceito e história da psicologia e da psicologia da educação. Introdução à Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.  Principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e suas relações com a educação. A mediação pedagógica e o cotidiano escolar.

Bibliografia
1.     1. PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993. 2.     2. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 3. WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Bibliografia Complementar
1.     BOCK, A.M.M. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008. 2.     GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à Prática Pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1987. 3.     KUPFER, M.C.M. Freud e a Educação. São Paulo: Editora Scipione, 1989. 4.     LA TAILLE, Ives de (org). Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. 5.   OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky-Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio-Histórico. São Paulo: Scipione, 2009.
Carregando...