1. CHERVEL, A. História das Disciplinas escolares: reflexão sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação. Porto Alegre: 1990. n. 2, p. 177-229.
2. CHOPIN. A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. São Paulo: Educação e Pesquisa. n.3, set./dez. 2004, v. 30, p. 549-566.
3. JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas/SP: Autores Associados, SBHE, janeiro/junho, 2001, n° 1, pp. 9-43.
4. KLINE, M. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: Ibrasa, 1976.
5. MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
6. SILVA, C. M. S. A matemática positivista e sua difusão no Brasil. Vitoria/ES: EDUFES, 1999.
7. VALENTE, W. R.(Org.). O nascimento da Matemática do Ginási o . São Paulo: Annablume, Fapesp, 2004.