Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO III ( ECH13781 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
I) Compreender as interfaces do ensino médio interligando-as aos princípios de trabalho, ciência e cultura; II) Refletir acerca do processo de Ensino-Aprendizagem da matemática, privilegiando a construção de referências para a implementação de atividades pertinentes aos alunos do ensino médio; III) Explorar os diferentes espaços educativos e administrativos da unidade receptora escolar; IV) Elaborar relatórios descritivos das atividades experimentadas na unidades escolar receptora.

Ementa
As Reformas Curriculares do Ensino Médio no Brasil. Estudo da realidade político-educacional do Sistema Escolar de Ensino Médio. Gestão Escolar. Elaboração de Relatório.

Bibliografia
1. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica . Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, 1997. 2. CIASCA, Maria Isabel Figueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. As Reformas Curriculares do Ensino Médio no Brasil. In: MORAES, Silvia Elizabeth (ORG). Currículo e Formação Docente : um diálogo interdisciplinar. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008. 3. RAMOS, Marise Nogueira. Trabalho, Ciência e Cultura : conceitos estruturantes do Ensino Médio. Poços de Caldas, 2003.

Bibliografia Complementar
1. CARVALHO, Marta Maria Chagas. Reformas da Instrução Pública. In: LOPES, Eliane marta; FARIA FILHO, Luciano Mendes, VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil . 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 2. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática : elo entre as tradições e a modernidade. 2001. Belo Horizonte: Autêntica. 3. ENZENSBERGER, Hans Magnus. O diabo dos números . São Paulo: Companhia das letras, 1997. 4. GERALDI, Corinta Maria Grisola; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (ORGS). Cartografias do Trabalho Docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998. 5. RAMOS, Marise Nogueira. O “novo” Ensino Médio à luz de antigos princípios : trabalho, ciência e cultura. Rio de Janeiro: Boletim Técnico do Senac, v.29, n.2, maio/ago. 2003.
Carregando...