Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PPC IV - Seminários Interdisciplinares ( DMA13778 )
Unidade:
Departamento de Matemática Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
1

Objetivos
O objetivo dos seminários é oportunizar momentos onde aconteça a interação de espaços entre a Universidade e a escola básica. Essa interação tem por finalidade a construção de novos elementos na formação do futuro professor de matemática.

Ementa
A formação do professor de Matemática. Conhecimento da realidade escolar. A prática da Educação Matemática. Observação da prática docente. Estuda, reflete e implementa práticas com base nas questões norteadoras de cada semestre, numa perspectiva interdisciplinar, enfatizando aspectos de natureza pedagógica, técnica, científica e cultural. Os seminários interdisciplinares poderão ser ministrados na própria universidade, nas escolas ou em qualquer espaço coletivo de formação do professor de matemática.

Bibliografia
NACARATO, Adair Mendes. Formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 2. MENDES, Iran Abreu; FILHO, Antônio dos Santos; PIRES, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno. Práticas Matemáticas em atividades didáticas para os anos iniciais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. 3. MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M.S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar.2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Bibliografia Complementar
1. BORBA, Marcelo de Carvalho. Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Organizado por Marcelo de Carvalho Borba. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010. 2. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 23ª Ed. Campinas: SP: Papirus, 2012. 3. NACARATO, Adair Mendes, MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Carmem Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e aprender. 1ª reimp. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011. 4. PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
Carregando...