Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Informática Aplicada à Educação ( DMA13767 )
Unidade:
Departamento de Matemática Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Deverão ser planejadas atividades práticas para serem trabalhadas nas aulas de Matemática em escola do Ensino Fundamental, tais como:  - Análise e propostas de utilização de softwares educacionais para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino básico; - Análise de web sites da área educacional e suas possíveis utilizações no dia a dia da sala de aula; - Uso de softwares gráficos; - Uso vídeos matemáticos; e - Elaboração de projetos para o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos da educação básica com o uso de softwares educacionais, dentre outros.

Ementa
Utilização de softwares e aplicativos para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Análise e proposta de utilização de diferentes softwares para o ensino e aprendizagem da Matemática na escola, como planilha eletrônica, hipertexto, programas educativos, softwares de geometria dinâmica, acompanhada de prática pedagógica.

Bibliografia
1. BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam. Informática e Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 2. KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 3. TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. São Paulo: Érica, 2012.

Bibliografia Complementar
1. ARAÚJO, Luis Cláudio Lopes de; NOBRIGA, Jorge Cassio da Costa. Aprendendo matemática com o Geogebra. São Paulo: Exato, 2010. 2. BIZELLI, Maria Helena S.S.; BORBA, Marcelo de Carvalho. O conhecimento matemático e o uso de softwares gráficos. Educação Matemática em revista: Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, v. 6, n. 7, p. 45-54. 3. BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo S. R. da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. 4. GRAVINA, Maria Alice. Geometria dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de informática na Educação. p. 1-13, Belo Horizonte, Brasil, Nov. 1996. 5. NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponivel em:     <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2017.
Carregando...