Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PCC3 - Projeto de Nivelamento no Ensino Médio ( DMA13765 )
Unidade:
Departamento de Matemática Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
2

Objetivos
O objetivo deste projeto de prática de ensino é a aquisição da experiência em docência para os licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES, bem como conhecer mais profundamente o ambiente escolar e a realidade do aluno.

Ementa
Oportuniza momentos onde aconteça a interação de espaços entre a Universidade e a escola básica. Essa interação tem por finalidade a construção de novos elementos na formação do futuro professor de matemática.

Bibliografia
 1. LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3. Ed. Ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. 2. NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. A matemática do Ensino Fundamental e Médio aplicada à vida. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2011. 3. POLYA, George. A arte de resolver problemas.  Rio de Janeiro: Interciência, 2005.

Bibliografia Complementar
1. KRULIK, Stephen. A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. 2. PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. 2. ed. , 1ª reimp. Belo Horizonte, Autêntica, 2013. 3. TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Viver e contar: experiências e práticas de professores de matemática. (Orgs.) Inês Assunção de Castro Teixeira... [et al.]. São Paulo: Editoria livraria da Física, 2012. 4. Livros didáticos de Matemática para o Nível Fundamental. 5. Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM.
Carregando...