Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Nutrição em Saúde Coletiva ( DIS16648 )
Unidade:
Departamento de Educação Integrada em Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Habilitar o discente a adquirir conhecimentos para compreender e analisar criticamente a atuação do nutricionista no campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva; Instrumentalizar o discente para desenvolver e atuar em políticas e programas de alimentação e nutrição, de vigilância alimentar e nutricional e de segurança alimentar e nutricional, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional; Capacitar o discente para realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.

Ementa
Desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências para discussão do papel do nutricionista na transformação da realidade alimentar e nutricional da população brasileira por meio da identificação da situação epidemiológica das carências e excessos nutricionais, das políticas e programas de alimentação e nutrição e dos sistemas de vigilância alimentar e nutricional brasileiros.

Bibliografia
CAMPOS, G. W. S. et al. (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. rev. e aum. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. CARDOSO, M. A. Nutrição em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Atheneu, 2013. 331 p. TADDEI, J. A. A. C. et al. Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011. 640 p.

Bibliografia Complementar
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. Guia Alimentar para População Brasileira. 2. ed., Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2019, 265 p. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf>. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. BRASIL. Decreto nº 7.272, de 25 de Agosto de 2010. Regulamenta a Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada, institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PNSAN, estabelece os parâmetros para a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e dá outras providências. Diário Oficial da União 2010; 26 ago. LEÃO, M. M.; CASTRO, I. R. R. Políticas públicas de alimentação e nutrição In: KAC, G.; SICHIERI, R.; GIGANTE, D. (Org.). Epidemiologia Nutricional. Rio de Janeiro: Fiocruz, Atheneu, 2007. p. 519-541. MONTEIRO, C. A. F. (Org.). Velhos e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e de suas doenças. 2. ed. aumen. São Paulo: Hucitec: Nupens/USP, 2000. 435 p. RECINE, E. Consenso sobre habilidades e competências do nutricionista no âmbito da saúde coletiva. Brasília: Observatório de Politicas de Segurança e Nutrição, 2013. 64 p. Disponível em: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=433>.
Carregando...