Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à Educação Interprofissional ( DIS16662 )
Unidade:
Departamento de Educação Integrada em Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer a EIP e sua importância na formação profissional em saúde no Brasil e no mundo; Compreender como as competências interprofissionais e colaborativas favorecem a atenção integral à saúde (cuidado centrado no paciente/família/comunidade; trabalho em equipe; liderança colaborativa; comunicação interprofissional, resolução de conflitos e clareza de papéis); Relacionar a interprofissionalidade ao contexto do SUS, principalmente no sentido do atendimento do princípio da integralidade e da qualidade da atenção; Adquirir o conhecimento sobre a interprofissionalidade nos processos de trabalho e cuidado no SUS;  Desenvolver produtos técnico-científicos colaborativos em grupos interprofissionais. 

Ementa
Introdução à Educação Interprofissional (EIP). Histórico e desafios da EIP no Brasil e no mundo. Desenvolvimento das competências interprofissionais e colaborativas. A interprofissionalidade e temas emergentes no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Bibliografia
BARR, H; LOW, H. Introdução à Educação Interprofissional. Reino Unido: Caipe, 2013. TOASSI, R. F. C. (org). Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos? 1. ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2017. Recurso eletrônico. COMPETÊNCIAS Colaborativas do Centro Canadense de Colaboração Interprofissional em Saúde (CIHC). McGill University. 2010. Disponível em: https://www.mcgill.ca/ipeoffice/ipe- curriculum/cihc-framework ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. 2010. Disponível em: http://www.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf. EDUCAÇÃO e o trabalho interprofissional alinhados ao compromisso histórico de fortalecimento e consolidação do sistema único de saúde. Disponível em: https://interface.org.br/publicacoes/a-educacao-e-o-trabalho-interprofissional-alinhados-ao-compromisso-historico-de-fortalecimento-e-consolidacao-do-sistema-unico-de-saude-sus/

Bibliografia Complementar
AGRELI, H. F.; PEDUZZI, M; SILVA, M. C. Patient centred care in interprofessional collaborative practice. Interface, Botucatu, v. 20, n. 59, p. 905-16, 2016. FRANCISCO, E. I.; NUIN BEUNZA, J. J. Manual de Educação Interprofissional em Saúde. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. MATUDA, C. G. Colaboração Interprofissional na Estratégia Saúde da Família: implicações para a produção do cuidado e a gestão do trabalho. Ciênc. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 20, n.8, p.2511- 2521, 2015. PREVIATO, G. F.; BALDISSERA, V. D. A. A comunicação na perspectiva dialógica da prática interprofissional colaborativa em saúde na Atenção Primária à Saúde. Interface, Botucatu, v. 22, p.1535-47, 2018. Supl. 2. BEUNZA NUIN, J. J.; FRANCISCO, E. I. Manual de educação interprofissional em saúde. Elsevier, 2018. BELARMINO, A. C.; RODRIGUES, M. E. G.; ANJOS, S. J. B.; FERREIRA JÚNIOR, A. R. Práticas colaborativas em equipe de saúde diante da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v73s2/pt_0034-7167-reben-73-s2-e20200470.pdf
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