Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Extensão Universitária e Transformação Social ( DIS16676 )
Unidade:
Departamento de Educação Integrada em Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Compreender a função e responsabilidade social da universidade pública e particularmente da extensão universitária; Discutir o significado da extensão universitária em uma perspectiva articuladora com o ensino e a pesquisa, assim como suas implicações no processo de formação acadêmico-profissional e de transformação social; Planejar e desenvolver atividades de extensão universitária numa abordagem interprofissional e de promoção de saúde e nutrição; Divulgar o conhecimento científico produzido às comunidades acadêmicas e grupos sociais.

Ementa
Conceitua, numa perspectiva histórico-filosófica, estudos referentes à universidade pública e à extensão universitária e a sua função acadêmica e social. Analisa as concepções, a legislação e as tendências da extensão universitária nas universidades públicas brasileiras, bem como a Política e o Plano Nacional de Extensão Universitária. Aborda os procedimentos pedagógicos, metodológicos e técnico-científicos de projetos e atividades de extensão universitária, articulados ao ensino de graduação e à pesquisa. Aborda a extensão universitária e a promoção de saúde e nutrição, inclusive através do planejamento e desenvolvimento de atividades e ações extensionistas.

Bibliografia
CIRILLO, J.; SANTA CLARA, V. L. (Org.). Extensão universitária. 1. ed. Vitória: Pró-Reitoria de Extensão da UFES, 2013. 183 p. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 189 p. SANTOS, B. S. A universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 120 p. VASCONCELOS, E. M.; CRUZ, P. J. S. C. (Org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa, PB: UFPB, 2011. 420 p. GUINDANI, M. K. A.; MARTINS, G. R.; ANSARI, M. R. (Org.). Educação em direitos humanos: relatos de experiências no campo do ensino, pesquisa e extensão universitária. 1. ed. Rio de Janeiro: Montenegro, 2015. 204 p.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: /www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 23 fev. 2021. BRASIL. Resolução nº. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº. 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e das outras providências. Disponível /www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808>. Acesso em: 23 fev. 2021. CALDERÓN, A. I. (Org.). Ação comunitária: uma outra face do ensino superior brasileiro. São Paulo: Olho d'Água, 2004. 176 p. DAVID, C. M.; FONSECA, G. A.; MARTINO, V. de F. (Org.). Extensão universitária: diálogos com a comunidade. Franca, SP: UNESP, 2014. 87 p. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus, BA: Editus: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 2001. 65 p.
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