Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Marketing em Nutrição ( DIS16656 )
Unidade:
Departamento de Educação Integrada em Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecer os conceitos da comunicação e marketing, segmentação e composto mercadológico; Permitir análise da influência do marketing na alimentação e identificação das áreas de atuação do nutricionista em Marketing; Reconhecer a aplicação do marketing no desenvolvimento de produtos e serviços; Proporcionar ao estudante o conhecimento e aplicação de técnicas de motivação individual e de equipes;  Relatar a importância da criatividade no marketing e da relação consumidor – cliente; Conhecer   conceitos   e   aplicação   de   empreendedorismo   nas   diversas   áreas   de   atuação do nutricionista.

Ementa
Princípios de marketing. Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor. Pesquisa de mercado. Estratégias de branding. Marketing na indústria de alimentos e no desenvolvimento de novos produtos. Marketing nutricional. Publicidade de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância. Marketing em Alimentação Coletiva. Marketing e sustentabilidade. Marketing pessoal e empreendedorismo em Nutrição.

Bibliografia
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 600 p. SILVA, E. M. M. Marketing para quem entende de nutrição. 1. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014. 114 p.  CATELLI, S. R. F. Uma garfada de marketing. Associação Paulista de Nutrição (APAN). Série Atualização Científica. APAN. São Paulo: Via Lettera, v. 2, 2008. 119 p.

Bibliografia Complementar
DORNELAS, J. Dicas essenciais de empreendedorismo sugestões práticas para quem quer empreender. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. Recurso online.  HARA, C. M.; HORITA, A. C.; ESCANHUELA, M. F. A influência do marketing no consumo: produtos light e diet. Campinas: Alínea, 2003. 142 p. KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 726 p. MARICATO, P. Marketing para bares e restaurantes. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2005. 176p. GARCIA, E. Marketing na saúde: humanismo e lucratividade: [atender, tratar e encantar o cliente- paciente]. São Paulo: AB Ed., 2005. 160 p. GUNELIUS, S. Marketing nas mídias sociais em 30 minutos: manual prático para divulgar seus negócios pela internet de modo rápido e gratuito. São Paulo: Cultrix, 2012. 312 p. KOTLER, P. O marketing sem segredos. Porto Alegre: Bookman, 2005. 159 p. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 215 p.
Carregando...