Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais em Economia: Análise de Insumo-Produto ( PECO5054 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O objetivo da disciplina é o estudo da teoria e das técnicas de análise de insumo-produto com base na teoria do equilíbrio geral. São discutidos os métodos de construção das matrizes e as diferentes aplicações práticas, baseadas na teoria, que podem ser obtidas da construção de modelos de insumo-produto. As aplicações serão ilustradas com exemplos da economia brasileira, capacitando os alunos para o uso de diferentes métodos de análise multissetorial e multirregional e, com isso, garantir um ponto de partida que os habilitem a realizar estudos econômicos mais avançados.

Ementa
Introdução à teoria de Equilíbrio Geral e o “Problema de Cournot”. Teoria de Insumo-Produto: modelo básico de Leontief (básico; preço; e quantidade); questões operacionais (sistema de contas nacionais; valoração; matrizes de produção e de uso e recursos; e agregação setorial); coeficientes técnicos de produção; efeitos diretos e indiretos; modelo aberto de insumo-produto; multiplicadores de produção, de emprego e de renda; modelo fechado de insumo-produto e efeito renda; Métodos de análise: índices de ligações interindustriais e determinação de setores-chaves; campos de influência; extração hipotética; decomposição estrutural. Aplicações de modelos de insumo-produto: análise de impacto; estimação de matrizes regionais e inter- regionais e o método IIOAS; modelos de insumo-produto para energia, meio ambiente e recursos naturais; Matrizes de Contabilidade Social: definição, classificação e utilização; Matrizes insumo-produto mundiais e matrizes empresariais de insumo-produto.

Bibliografia
MILLER, R.; BLAIR, P. Input-Output analysis: foundations and extensions. New Jersey: Prentice-Hall, 2009. FEIJÓ, Carmem Aparecida; RAMOS, Roberto Luis Olinto (Org.). Contabilidade social: a nova referência das contas nacionais do Brasil. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus,2008. xvi, 326 p. RICHARDSON, Harry W. Insumo-produto e economia regional. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.267p.

Bibliografia Complementar
ANTON, Howard; RORRES, Chris. Álgebra linear com aplicações. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. xv, 768 p. CHIANG, A. Matemática para Economistas. 4a edição. São Paulo: Editora Campus, 2005. LEONTIEF, Wassily W. A economia do insumo-produto. 2. ed. - São Paulo: Nova Cultural,1986. xvii, 226p. (Os economistas) PAULANI, Leda; BRAGA, Márcio Bobik. A nova contabilidade social: uma introdução à macroeconomia. 3. edição rev. e atual. São Paulo, SP: Saraiva, 2007. xvi, 360 p. YAN, Chiou-Shuang. Introdução à Economia de Insumo-Produto. Difel Forum Ltda, 1975.
Carregando...