Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Unidades de Conservação ( CFM05355 )
Unidade:
Departamento de Ciências Florestais e da Madeira
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Rever o processo de fragmentação de áreas naturais e correlacionar com criação de áreas protegidas; Compreender a importância das áreas protegidas na conservação/preservação da sociobiodiversidade; Conhecer as categorias de Unidades de Conservação (UC) de acordo com seus objetivos; Conhecer o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC); Correlacionar as unidades de conservação com o desenvolvimento regional; Entender os fatores que contribuem para a criação da UC e o sua delimitação; Conhecer os pontos favoráveis e desfavoráveis na implantação de uma UC; Planejar a criação de uma UC; Identificar os principais pontos para sua gestão; Entender a importância e o funcionamento do plano de manejo.

Ementa
Importância e objetivos da criação de unidades de conservação. Classificação das unidades de conservação de uso direto e indireto. As unidades de conservação brasileiras: características gerais, legislação pertinente e principais problemas e possíveis soluções. Planejamento de unidades de conservação: objetivos, fases e modelos. Plano de manejo de unidades de conservação: finalidade, zoneamento, gerenciamento de recursos humanos e físicos e programas de pesquisa, conservação, proteção integral, uso direto, educação, recreação e monitoramento.

Bibliografia
ARAUJO, Marcos Antonio Reis. Unidades de conservação no Brasil: da república à gestão de classe mundial. Belo Horizonte: Segrac, 2007. 272p.   BENSUSAN, Nurit. Conservação da biodiversidade em áreas protegidas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.   BRASIL. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. SNUC Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza: Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002. 5. ed. Brasília, DF: MMA, 2004. 56 p.   BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Fragmentação de Ecossistemas – Causas, efeitos sobre a biodiversidade e recomendações de políticas públicas. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2003. 510p.   MILANO, Miguel Serediuk.; NUNES, Maria de Lourdes.; TAKAHASHI, Leide Yassuco. Unidades de conservação: atualidades e tendências 2004. Curitiba: FBPN, 2004. 198p.   RODRIGUES, José Eduardo Ramos. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. São Paulo: R. dos Tribunais, 2006. 205p.   TERBORGH, John.; VAN SCHAIH, Carl.; DAVENPORT, Lisa.; RAO, Madhu. Tornando os parques eficientes: estratégias para a conservação da natureza nos trópicos, 2002. 518p.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Avaliação e ações prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2000. 40p.   BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Amazônia: reservas extrativistas: estratégias 2010. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2002. 88p.   DIEGUES, Antônio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: NUPAUB / USP, 2004.   GALINDO-LEAL, Carlos; CÂMARA, Ibsen. Mata Atlântica: biodiversidade, ameaças e perspectivas. Belo Horizonte: Fundação SOS Mata Atlântica, 2005. xviii, 471p.   GUERRA, Antônio José Teixeira.; COELHO, Maria Célia Nunes. Unidades de Conservação – Abordagens e Características Geográficas. Rio de Janeir: Bertrand Brasil, 2009.296p.   LEÃO, Regina Machado. (Ed.). A floresta e o homem. São Paulo: IPEF: Edusp, 2000. 434 p.   MESQUITA, Carlos Alberto Bernardo; VIEIRA, Maria Cristina Weyland (Org.). RPPN reservas particulares do patrimônio natural da Mata Atlântica. São Paulo: Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, 2004. 96p.   ONAGA, Cristina Aragão; DRUMON, Maria Auxiliadora. (Org.) Efetividade de gestão das unidades de conservação federais do Brasil: implementação do método Rappam: avaliação rápida e priorização da gestão de unidades de conservação. Brasília: IBAMA: 2007. 95p.   PROCHNOW, Miriam (Org.). O Parque Nacional das Araucárias e a Estação Ecológica da Mata Preta: Unidades de Conservação da Mata Atlântica. 1. ed. Rio do Sul, SC: APREMAVI, 2009. 71 p.   SOARES, Eduardo Safons. Desafios, resultados, ameaça e oportunidades em uma unidade de conservação na Amazônia: A Floresta Nacional do Tapajós. 2ºed. IBAMA/ProManejo, 2004. 150p.
Carregando...