Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Evolução do Conhecimento Científico ( DQF15615 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Assumir a Física como um conjunto de modelos desenvolvidos ao longo da história humana para se estudar e entender os fenômenos naturais que nos rodeiam; compreender que a ciência não é algo pronto e acabado, mas em constante modificação e evolução, contrapor os saberes científicos sobre determinados assuntos em diferentes épocas.

Ementa
A mecânica e o cosmos segundo os povos antigos; A ciência e a filosofia gregas; Os árabes: plagiadores ou criadores e a história da ciência latino americana; A ciência na idade média e no renascimento; A evolução dos sistemas de mundo e sua relação com a astronomia: Copérnico, Tycho Brahe, Kepler, Galileu, Newton; Evolução das ideias da termodinâmica; Origem e evolução do eletromagnetismo; Evolução das ideias sobre modelos atômicos e a natureza dual da matéria. Evolução de conceitos de física moderna.

Bibliografia
CHASSOT, Atico Inácio. A ciência através dos tempos . 2 ed. Reform. São Paulo, SP: Moderna, 2008, 280p. OSADA, Juníchi. Evolução das ideias da Física . São Paulo, SP: Edgard Blucher, 1972 PIRES, Antônio S. T. Evolução das ideias da Física . 2 ed. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2011, 478p.

Bibliografia Complementar
BAPTISTA, J. P.; FERRACIOLI, L. Da Physis à Física: Uma história da evolução do pensamento da física. Vitória, ES: Edufes, 2003. CHALMERS, A. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker. Tatuapé, SP: Editora Brasiliense,1993. CHERMAN, Alexandre. Sobre os ombros de gigantes: uma história da física . 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2005. CREASE, Robert P.; ESTRADA, Maria Inês Duque. Os dez mais belos experimentos científicos. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2006. ROCHA, J. F. Origem e evolução das ideias da Física. Salvador, BA: EDUFBA, 2002.
Carregando...