Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Biologia de Campo ( DBI15607 )
Unidade:
Departamento de Biologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Proporcionar o aprendizado de métodos de pesquisa em Biologia em escalas de ecossistema, comunidades e populações, bem como de estudos visando o conhecimento da biodiversidade através de inventários taxonômicos, e avaliação de características abióticas. Tal aprendizado será realizado por meio da integração entre os conhecimentos botânicos, zoológicos, geológicos e ecológicos relacionados aos ecossistemas, estimulando-se a criatividade e o espírito crítico. Além disso, visa o treinamento e capacitação para observação dos fenômenos biológicos em campo, o planejamento de campo e desenho experimental. Métodos de amostragem, análise e apresentação de dados científicos. Desenvolvimento de atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Ementa
A disciplina proverá fundamentação teórico-prática para atividades de campo, importantes para a formação do biólogo, em particular para atividades de estudos sobre biodiversidade e monitoramento ambiental. Serão fornecidas noções básicas de segurança e orientação em campo, princípios dos procedimentos de coleta, preparação e manutenção de espécimes da flora e fauna com finalidade didática e científica e procedimentos básicos de confecção de relatórios científicos sobre estudos faunísticos e florísticos. Além disso, visa fornecer aos alunos subsídios para que tenham condições de tomar decisões referentes aos métodos mais adequados para avaliações, a curto e longo prazo, de ecossistemas que estarão ou já estão sujeitos a impactos ambientais, a partir de um conhecimento multidisciplinar da biota e de sua relação com o ambiente em que se encontra. Estão propostos atividades de campo, para observações de populações e comunidades de flora e fauna de diferentes ambientes. Um percentual de 44,4 % da disciplina (40 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
ANA/CETESB. 2011. Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras. Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas e Efluentes Líquidos. Disponível em: https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/handle/ana/263. CASTRO, Peter C.; HUBER, Michael E. 2012. Biologia Marinha. 8 ed. Porto Alegre: Editora Mc Graw Hill, Artmed. 461p. DEL-CLARO, Kleber; TOREZAN-SILINGARDI , Helena Maura (Org.). Ecologia das interações plantas-animais: uma abordagem ecológico-evolutiva. 1. ed. Rio de Janeiro: Technical Books, 2012. 333 p. ISBN 9788561368227 (broch.).PEIXOTO, A. L. & MAIA, L.C. (2013) Manual de procedimentos para herbários. INCT-Herbário virtual para a flora e os fungos. Editora Universitária UFPE, Recife. 97p. http://inct.florabrasil.net/wp-content/uploads/2013/11/Manual_Herbario.pdf Hickman, C. P.; Roberts, L. S.; Larson, A. Princípios integrados de Zoologia . 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2003. 827p.

Bibliografia Complementar
AMARAL, A. C. Z.; RIZZO, A. E.; ARRUDA, E. P. 2006. Manual de identificação dos invertebrados marinhos da região sudeste-sul do Brasil. São Paulo: EDUSP. ISBN 8531408946 (broch.). 287 p. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. CONAMA. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf ERIZE, F.; Mata, J.R.R.; RUMBOLL, M. Birds of South America. Non-passerines: Rheas to Woodpeckers. Princeton University Press. Princeton and Oxford. 2006. 384p. GHILARDI-LOPES, N.P; HADEL, V. F.; BERCHEZ, F. 2012. Guia para educação ambiental em costão rochoso. 1ed. Artmed, 200p. RIDGELY, R.S.; TUDOR, G. Field guide to the Songbirds of South America: Passerines. University of Texas Press. 2009. 750p. STOTZ, D.f.; fitzpatrick, j.w.; parker iii, t.a.p.; moskovits, d.k. Neotropical Birds: Ecology and Conservation. The University of Chicago Press. 1996. 478p. THOMSON, S.A., PYLE, R.L., AHYONG, S.T., ALONSO-ZARAZAGA, M., AMMIRATI, J., ARAYA, J. F. et al. (2018) Taxonomy based on science is necessary for global conservation. PLoS Biol 16(3): e2005075. https://doi.org/10.1371/journal. pbio.2005075
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