Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metologia de ensino de matemática II ( PRO15835 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A evolução da noção de quantidade numérica na criança. Ensino e aprendizagem das quatro operações numéricas fundamentais. O desenvolvimento de conceitos básicos da geometria euclidiana na infância. O ensino e a aprendizagem de medidas não-inteiras: conceitos, operações e resolução de problemas. Construção e exploração de diferentes recursos pedagógicos nas séries iniciais do ensino fundamental de matemática para crianças e para jovens e adultos. Análise das propostas de ensino integrado entre aritmética, geometria e álgebra nas séries finais do ensino fundamental. Ensino interdisciplinar de Matemática. Construção e exploração de recursos pedagógicos nas séries finais do ensino fundamental de matemática. Experiências de didática da matemática em escola indígena

Bibliografia
CARDOSO, Virgínia C. Materiais didáticos para as quatro operações. São Paulo: CAEM/ IME/ USP, 2005 KAMII, Constance; DECLARK, Georgia (colab.). Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Campinas: Papirus, 1986. TINOCO, Lucia A. de A. Geometria euclidiana por meio da resolução de problemas. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1999.

Bibliografia Complementar
FERREIRA, Mariana K. L. Quando 1 + 1 ≠ 2: práticas matemáticas no parque indígena do Xingu. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 3, p. 30-46, 1993. GERDES, Paulus. Geometria dos trançados Bora na amazônia peruana. São Paulo: Livraria da Física, 2010. LORENZONI, Claudia A. C. de Araújo. Cestaria guarani do Espírito Santo numa perspectiva etnomatemática. Tese (Doutorado), PPGE, UFES, Vitória, 2010. MARTINS, Maria L.; FERREIRA, Djalcir (colab.). A lição da samaúma: formação de professores da floresta: didática e educação matemática: do saber à construção do conhecimento. Rio Branco: Poronga, 1994. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: SEF/ MEC, 1998.
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