Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tratamento da informação ( PRO15776 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Noções básicas e avançadas de informática e estatísticas exigidas pela instituição educativa e como recursos de ensino-aprendizagem. Análise e utilização de softwares educacionais e as mídias eletrônicas. A Internet na educação e a comunicação audiovisual.

Bibliografia
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. CAMPOS, Fernanda; SANTORO, Flávia; BORGES, Marcos; SANTOS, Neide. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FERNANDES, Natal Lânia. R. Professores e computadores navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Bibliografia Complementar
FRANCO, Sérgio Roberto. K. F. (Org.). Informática na educação: estudos interdisciplinares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. MAGDALENA, Beatriz; COSTA, Iris E. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2002. OLIVEIRA, Celina C. de; COSTA, José W. da; MOREIRA, Mercia. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. São Paulo: Papirus, 2001. SELVA, Ana C. V.; BORBA, Rute E. S. R.O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. SANTOS, Neide et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
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