Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
LIBRAS ( PRO15777 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A língua de sinais. A representação social dos surdos. A cultura surda. A identidade surda. Sinais básicos na conversação.

Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Decreto Lein.5.626/2005 Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.Brasília:DO 23/12/2005. QUADROS, R.M&SCHIMIEDT,M.Idéias para ensinar português para alunos surdos. Brasília:MEC,SEESP, 2006. _____& KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Art-Med, 2004.

Bibliografia Complementar
BRITO, L. F. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995. FIGUEIREDO, F. J. Q. de. Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. 2a ed. Goiânia: Ed. da UFG, 2002., 1998. GESSER, A. Libras? Que Língua é essa? São Paulo: Parábola, 2009.SÁ, N. R. L. Cultura, Poder e Educação de Surdos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002 SKLIAR, C. “Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos”.In. Educação e exclusão: abordagens sócio antropológicas em educação especial. Porto Alegre:Mediação, 1997. SOUZA, R.M. Práticas alfabetizadoras e subjetividade. Em Surdez-processos educativos e subjetividade. LACERDA, C.B.F & GOES, M.C.R (org). São Paulo:Lovise, 2000.
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