Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino da matemática I ( PRO15772 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
1

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
A evolução da noção de quantidade numérica na criança. Ensino e aprendizagem das quatro operações numéricas fundamentais. O desenvolvimento de conceitos básicos da geometria euclidiana na infância. O ensino e a aprendizagem de medidas não-inteiras: conceitos, operações e resolução de problemas. Construção e exploração de diferentes recursos pedagógicos no ensino da matemática elementar para crianças e para jovens e adultos.

Bibliografia
FERREIRA, Mariana (org.). Ideias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos. São Paulo: MARI/FAPESP/Global Editora, 2002.  LEA, Vanessa. “O Corpo como suporte para a geometria”. In. Ferreira, Mariana (org.). Ideias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos. São Paulo: MARI/FAPESP/GlobalEditora, 2002. pp.185-205 D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papiros, 1996.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, D. Metodologia da Matemática. São Paulo, Cortez, 1990.  CARRAHER, T. E Outros. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1995. FERREIRA, Mariana .Quando 1= 1≠ 2: práticas matemáticas no Parque Indígena do Xingu. Cadernos de Campo (São Paulo, 1991), n. 3, p. 30-46, 1993.  KAMII, C. Reinventando a aritmética. Campinas: Papirus, 1986.  LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
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