Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Currículo Intercultural IIC ( PRO15834 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Fundamentos do currículo intercultural. Experiências e propostas de currículos interculturais para a Escola de Ensino Médio. Análise e avaliação de currículos escolares e práticas educativas interculturais. Formação para a docência intercultural na habilidade CNM.

Bibliografia
DE LARGY HEALY, Jessica. Do trabalho de campo ao arquivo digital: performance, interação e Terra de Arnhem, Austrália. Horiz. antropol., Jun 2004, vol.10, no.21, p.67-95. ISSN 0104-7183. PERRELLI, Maria Aparecida de Souza. "Conhecimento tradicional" e currículo multicultural: notas com base em uma experiência com estudantes indígenas Kaiowá/Guarani. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 14, n. 3, p. 381-396, 2008 . Available from /www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300002&lng=en&nrm=iso>. access on 03 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300002. RIBEIRO, José P. M., DOMITE, Maria do Carmo S., FERREIRA, Rogério. (orgs.) Etnomatemática: papel, valor e significado. Porto Alegre: Zouk, 2006.

Bibliografia Complementar
ARAÚJO, Hermetes Reis de. Tecnociência e Cultura: ensaios sobre o tempo presente. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. BELFORT, Lucia Fernanda Inácio. A proteção dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, em face da convenção sobre diversidade biológica. 2006. JANUÁRIO, Elias. Formação de professores indígenas em serviço: a etapa de estudos cooperados de ensino e pesquisa–intermediária. Cadernos de Educação Escolar Indígena, v. 2, n. 1. LORENZATO, Sérgio. (org.) O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas,: Autores Associados, 2006. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. SP: Cosac &Naify, 2002. [Capítulo 7, Perspectivismo e multinaturalismo na América Indígena, p. 345-399].
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