Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tecnologia e culturas ( PRO15833 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Tecnologia e vida social dos povos. O impacto da tecnologia na cultura. As tecnologias e as transformações nos modos de produzir, viver, sentir, perceber e pensar das sociedades indígenas. Fronteiras entre a técnica e a política, a natureza e a cultura, segundo diferentes grupos e povos. Tecnologia e transmissão de conhecimento em sociedades indígenas e não indígenas.

Bibliografia
ARAÚJO, Hermetes Reis de. Tecnociência e Cultura: ensaios sobre o tempo presente. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. DE LARGY HEALY, Jessica. Do trabalho de campo ao arquivo digital: performance, interação e Terra de Arnhem, Austrália. Horiz. antropol., Jun 2004, vol.10, no.21, p.67-95. ISSN 0104-7183. LEVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. SP: Papirus, 1989.

Bibliografia Complementar
FONSECA, Claudia; ROHDEN, Fabíola; MACHADO, Paula Sandrine. Ciências na Vida: antropologia da ciência em perspectiva. SP: Editora Terceiro Nome. INGOLD, Timothy. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2010. MURA, Fabio. De sujeitos e objetos: um ensaio crítico de antropologia da técnica e da tecnologia. Horizontes Antropológicos, v. 17, n. 36, p. 95-125, 2011. TADEU DA SILVA, T. (org.). Antropologia do ciborgue. BH: Autêntica, 2000. TARDE, Gabriel. Monadologia e sociologia e outros ensaios. SP: Cosac Naify, 200 SAHLINS, M. A sociedade afluente original (1972). In: Cultura na prática. RJ: Editora UFRJ, 2007, p. 105-152.
Carregando...