Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
História e epistemologia das Ciências da Natureza ( PRO15830 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Implicações Científico-pedagógicas do ensino da evolução histórica das Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia); Contribuições do ensino da História das Ciências Naturais à realização de práticas críticas e dinâmicas em sala de aula; Desdobramentos didáticos sobre a compreensão da natureza ontológica, epistemológica e histórica do conhecimento científico; As teorias de conhecimento das Ciências Naturais. Implicações para a prática educacional. As Ciências da Natureza como campo de conhecimento científico: seus objetivos, métodos e conceitos fundamentais. Repercussões no Processo de Ensino-aprendizagem da Ciência Naturais, entendida como empresa coletiva e histórica, pelo tratamento das suas relações com a tecnologia, com a cultura e com a sociedade. Ciências Naturais no Brasil: percursos, resultados e perspectivas.

Bibliografia
BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J.C.; Breve história da ciência moderna, volumes 1,2,3,4. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (ebook). DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec, 2000. MARTINS, R.A. Introdução a História das Ciências e seus usos na Educação. In: Estudos de História e Filosofia das Ciências. USP.

Bibliografia Complementar
ARAGÃO, M.J.; História da química. Rio de Janeiro: Interciência, 2008. BAPTISTA, J. P. Evolução do Conhecimento Científico. Departamento de Física, Ufes, 2000. EINSTEIN, A. e INFIELD, L. A Evolução da Física. JZE, 2008. FONSECA, Claudia; ROHDEN, Fabíola; MACHADO, Paula Sandrine. Ciências na Vida: antropologia da ciência em perspectiva. SP: Editora Terceiro Nome. SILVA, D.D.; NEVES, L.S.; FARIAS, R.F.; História da química no Brasil. 4. ed. rev. Campinas, SP: Átomo, 2011.
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