Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino de Química ( PRO15829 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Exploração de espaços escolares e não escolares no ensino da Química. Escolha de temas integradores do currículo de Química com as demais ciências, no ensino médio. Análise e desenvolvimento de procedimentos para a construção de materiais instrucionais e realização de experiências no ambiente escolar visando à aprendizagem dos principais conceitos e métodos da Química no ensino médio. Experiência s de didática das ciências da natureza em escola indígena.

Bibliografia
CASTRO, Eliane Nilvana Ferreira de et. al. Química na sociedade: projeto de ensino de química em um contexto social (PEQUIS). Brasília: Editora UnB, 2000. DOMINGUEZ, Sérvulo F. Metodologia e Prática de Ensino de Química. S. Carlos, São Paulo, Polipress, 1990. MORTIMER, Eduardo F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciência. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

Bibliografia Complementar
ATKINS, P. W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. BRAATHEN, Per Christian. Química geral. 3. ed. rev e ampl. Viçosa, MG: Conselho Regional de Química de Minas Gerais, 2011. 701 p. CHASSOT, Attico Inácio. A educação no ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990,118p. Revista Química Nova na Escola (http://qnesc.sbq.org.br/) MALDANER, Otávio A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Unijuí, 2000. SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, P. R. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania, Ijuí: Unijuí, 1997.
Carregando...