Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino de Física ( PRO15828 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Exploração dos espaços escolares e não escolares no ensino da Física. Escolha de temas integradores do currículo de Física com as demais ciências no ensino médio. Análise e desenvolvimento de procedimentos para a construção de materiais instrucionais e realização de experiências no ambiente escolar, visando à aprendizagem dos principais conceitos e métodos da Física no ensino médio. Experiências de didática das ciências da natureza em escola indígena.

Bibliografia
Física 1: Mecânica - ISBN 10: 85-314-0014-7 Física 2: Física Térmica & Ótica - ISBN 10: 85-314-0025-2 Física 3: Eletromagnetismo - ISBN 10: 85-314-0115-1 Todos os capítulos estão disponibilizados para download no endereço:  http://www.if.usp.br/gref/welcome.html.

Bibliografia Complementar
FERRACIOLI, L. (Organizador) Espaços Não Formais de Educação: Educação em Ciência, Tecnologia & Inovação na Região Metropolitana de Vitória, ES. 1. ed. São Paulo: Mandacaru, 2011. v.1. 112p.Livro disponibilizado em http://issuu.com/mandacarudesign/docs/efday2011 HALLIDAY, D. Resnick, R. e WALKER, J. Fundamentos da Física, v. 1 & vol. 2, 7ª ed. Livros Técnicos e Científicos, 2006. TAKIMOTO, E. História da Física na Sala de Aula. LF Editorial, 2009. TIPLER, P. A. e MOSCA, G. Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. 5ª ed. Livros Técnicos e Científicos, 2006. YOUNG, H. D. e FREEDMAN, R. A. Sears / Zemansky, Física I: Mecânica & Física II: Termodinâmica e Ondas, 12ª ed. Addison-Wesley, 2008.
Carregando...