Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do ensino de Biologia ( PRO15825 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
O desenvolvimento das noções básicas sobre os seres vivos na criança. O ensino de Biologia nas séries finais da Educação Fundamental. Vida e meio ambiente no currículo escolar. Construção e exploração de recursos pedagógicos no ensino da biologia elementar; Exploração de espaços escolares e não escolares no ensino de Biologia. Escolha de temas integradores do currículo de Biologia com as demais ciências, no Ensino Médio. Análise e desenvolvimento de procedimentos para a construção de materiais instrucionais e realização de experiências no ambiente escolar, visando à aprendizagem dos principais conceitos e métodos da Biologia no ensino médio. Oficinas interculturais. Experiências de didática das ciências da natureza em escola indígena.

Bibliografia
HENNING, Georg J. Metodologia do Ensino de Ciências. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. RIBEIRO, D. (ed.). Suma etnológica brasileira, Etnobiologia, v. 1. Petrópolis, Ed. Vozes 1987. KARAM, Heloísa da Silva; RIBEIRO, Thiago Marques; SILVA GONZALES, Wilson Rodrigues de. Aproximando diferentes saberes em uma prática de ensino de biologia. EntreVer-Revista das Licenciaturas, v. 1, n. 1, p. 105-115, 2011

Bibliografia Complementar
DE ASTROGILDO, Thales et al. Feyerabend, Interculturalismo e Etnobiologia: algumas possíveis articulações no ensino de biologia DOI: 10.5007/2175-7925.2011 v24n3p129. Biotemas, v. 24, n. 3, p. 129-140. BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 679-694, 2010. GIANINNI, Isabelle Vidal. Os índios e suas relações com a natureza In Grupioni, L.D. (org.). Índios no Brasil. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. p.144-152. GRAY, Andrew. O impacto da conservação da biodiversidade sobre os povos indígenas. In Lopes da Silva &Grupioni (orgs.). A Temática Indígena na Escola. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995. p.109-124. PEREIRA, Carlos Luis; MACIEL, Maria Delourdes. Um olhar sobre o currículo oficial e o currículo vivenciado no ensino de ciências indígena: desafios e possibilidades. Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul, v. 1, n. 1, 2013.
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