Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Química I: teoria e prática ( PRO15824 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Conceitos e métodos gerais da Química Inorgânica e de Físico-química. Aplicações a situações da vida cotidiana.

Bibliografia
ATKINS, P. W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. BETTELHEIM, Frederick A. et al. Introdução a química geral. São Paulo: Cengage Learning, 2012, 781 p. BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, 972 p.

Bibliografia Complementar
BRAATHEN, Per Christian. Química geral. 3. ed. rev e ampl. Viçosa, MG: Conselho Regional de Química de Minas Gerais, 2011. 701 p. BURROWS, A. S. et al. Química 3: introdução à química inorgânica, orgânica e físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 2012. KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul; WEAVER, Gabriela C. Química geral e reações químicas. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 2 v. MALDANER, Otávio A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Unijuí, 2000. MORTIMER, Eduardo F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciência. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
Carregando...