Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Matemática III: teoria e prática ( PRO15822 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Números irracionais e números reais. Porcentagem. Probabilidade. Geometria analítica: aplicações à álgebra e à geometria plana. Equações lineares e sistemas. Equações polinomiais. Funções definidas por tabelas numéricas e expressões algébricas. Noções sobre Trigonometria restrita (aplicações a triângulos e a problemas de geometria plana). Noções sobre Geometria euclidiana espacial.

Bibliografia
KALEFF, Ana M. M. R. Vendo e entendendo poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças geométricos e outros materiais concretos. Niterói: EdUFF, 1998. SANTOS, Vânia M. P. dos; REZENDE, Jovana F. de. Números: linguagem universal. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1996. TINOCO, Lucia A. de A. Construindo o conceito de função. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2004.

Bibliografia Complementar
COUTINHO, Lázaro. Convite às geometrias não-euclidianas. Rio de Janeiro: Interciência, 2001 GERDES, Paulus. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. JANOS, Michel. Matemática e natureza. São Paulo: Livraria da Física, 2010. KENNEDY, E. S. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula: trigonometria. São Paulo: Atual, 1992. TROTTA, Fernando; IMENES, Luiz M. P.; JAKUBOVIC, José. Matemática aplicada (vol. 1, 2 e 3). São Paulo: Moderna, 1980.
Carregando...