Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Matemática II: teoria e prática ( PRO15820 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Fração: conceitos associados e operações. Números racionais: representações fracionárias e decimais, operações numéricas, seus conceitos e algoritmos. Geometria euclidiana plana: ângulos, perímetros e áreas associadas a figuras fundamentais. Proporcionalidade. Introdução à álgebra. Aplicações.

Bibliografia
CENTENO PÉREZ, Julia. Números decimales: Por qué? Para qué? Madrid: Síntesis, 1997. IMENES, Luiz M. LELLIS, Marcelo. Matemática: guia do professor. 6º ao 9º anos. São Paulo: Moderna, 2010. SOCAS ROBAYNA, Martín Manuel et al. Iniciación al álgebra. Madrid: Síntesis, 1996.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, Ruy M. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 1993. BARBOSA, Ruy M. Geoplanos e redes de pontos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. KENNEDY, E. S. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula: trigonometria. São Paulo: Atual, 1992. SÁ, Ilydio P. de. A magia da matemática: atividades investigativas, curiosidades e histórias da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010. TAHAN, Malba. As maravilhas da Matemática. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1987
Carregando...