Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Biologia I: teoria e prática ( PRO15819 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Introdução ao estudo da biologia. Explicações sobre origem e desenvolvimento da vida: teoria de evolução e explicações culturais locais. Diversidade dos seres vivos. Ecossistemas. Ambientes físicos e químicos. Classificação dos seres vivos.

Bibliografia
ADAMS, C. As Florestas Virgens Manejadas. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Antropologia, Belém-PA, v. 10, n.1, p. 3-20, 1994. MAYR, E. 2005. Biologia, Ciência Única. São Paulo, Cia das Letras. SIMPSON, G.G. 1989. Princípios de Taxonomia Animal. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 254p.

Bibliografia Complementar
DIEGUES, A. C. (Org.) Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec, 2000. DOS SANTOS, Gilton Mendes; DIAS JR, Carlos Machado. Ciência da floresta: Por uma antropologia no plural, simétrica e cruzada. Revista de Antropologia, p. 137-160, 2009. INGOLD, Timothy. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2010. STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura (org.). Cultura, percepção e ambiente: diálogos com Tim Ingold. SP: Editora Terceiro Nome, 2012. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. SP: Cosac &Naify, 2002. (Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena, p. 345-400).
Carregando...