Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Matemática I: teoria e prática ( PRO15818 )
Unidade:
Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina compõe uma importante parte estrutural do curso e visa contribuir para a formação de professores indígenas para atuar na docência e na gestão da Educação Escolar Indígena, com habilitação plena de profissionais em cada uma das áreas: (1) Ciências Sociais e Humanidades; (2) Ciências da Natureza e Matemática; (3) Artes, Linguagens e Comunicação. Todas as disciplinas tomam como principais referencias as Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2015, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras Providências; e, Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Ementa
Estrutura matemática dos sistemas de registro numérico nas várias culturas. A invenção do zero. As quatro operações numéricas fundamentais: conceitos, algoritmos e aplicações à vida social. Quantidades não inteiras. Representações geométricas de objetos. Noções de geometria plana. Medidas geométricas.

Bibliografia
CENTURION, Marília. Números e operações: conteúdo e metodologia da Matemática. São Paulo: Scipione, 1995. IMENES, Luiz M.; LELLIS, Marcelo; MILANI, Estela. Projeto presente - Matemática: guia do professor. 1º ao 5º anos. São Paulo: Moderna, 2012. TINOCO, Lucia A. de A. Razões e proporções. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1996.

Bibliografia Complementar
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Campinas: EdUNICAMP, 2004. IFRAH, Georges. História universal dos algarismos: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Tomo I, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. KENNEDY, E. S. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula: trigonometria. São Paulo: Atual, 1992. SÁ, Ilydio P. de. A magia da matemática: atividades investigativas, curiosidades e histórias da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010. TAHAN, Malba. As maravilhas da Matemática. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1987.
Carregando...